Insônia: causas, sintomas, tratamentos e, claro, Âmbar Báltico

A insônia consiste em um distúrbio persistente, o qual prejudica nossa capacidade de adormecer ou de permanecer dormindo durante todo o período do sono. Esse distúrbio é muito mais comum do que imaginamos. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, um em cada três brasileiros tem insônia.

Muitas pessoas apresentam insônia em alguns momentos pontuais da vida, porém outras pessoas sofrem de insônia crônica, podendo durar muito mais tempo que o normal, necessitando de um acompanhamento médico.

Causas

Muitas podem ser as causas da insônia, portanto, destacaremos a seguir as mais frequentes:

· Fatores psicofisiológicos, como expectativas, preocupações, ansiedade, depressão e estresse;

· Dores em qualquer parte do corpo;

· Uso de determinados tipos de medicamentos, como antidepressivos, remédios para controle de pressão arterial, antialérgicos e medicamentos que contenham cafeína ou outros estimulantes;

· Doenças respiratórias;

· Dificuldade para respirar;

· Necessidade frequente de urinar;

· Artrite;

· Câncer;

· Insuficiência cardíaca;

· Doença de refluxo gastroesofágico;

· Distúrbios na tireoide;

· Acidente Vascular Cerebral (AVC);

· Doença de Parkinson;

· Doença de Alzheimer

· Mudanças no ambiente ou no horário de trabalho;

· Maus hábitos de sono, como dormir e acordar em horários diferentes todos os dias, dormir em frente à televisão, dormir com a luz acesa, realizar atividades estimulantes antes de dormir, dormir em ambientes desconfortáveis ou com muita luminosidade;

· Consumo excessivo de produtos que contenham cafeína, nicotina, álcool ou outros estimulantes auxiliam no desencadeamento da insônia;

· Falta de exercícios físicos regulares

Sintomas

A insônia é um distúrbio facilmente identificado, seus principais sintomas são: dificuldade para adormecer à noite; despertar muito cedo ou durante a noite; não se sentir descansado após uma noite de sono; irritabilidade, depressão ou ansiedade; cansaço ou sonolência durante o dia; dores de cabeça localizadas; dificuldade para se concentrar em tarefas diárias; falta de atenção, podendo acarretar em acidentes; dificuldade para se lembrar das coisas; problemas gastrointestinais e preocupações com o sono.

Grupos de Risco

Todos estamos sujeitos a ter insônia um dia, por conta dos seus inúmeros fatores de causa já citados anteriormente. Porém, algumas pessoas com características específicas apresentam um risco maior de adquirir o distúrbio. São elas:

· Mulheres: as mulheres possuem um risco maior de adquirir insônia que os homens por conta de suas mudanças hormonais durante o ciclo menstrual e na menopausa;

· Idosos: pessoas acima de 60 anos são mais propensas a adquirir insônia devido às alterações nos padrões do sono e ao aumento dos problemas de saúde;

· Pessoas estressadas: como vimos anteriormente, o estresse é um dos fatores causadores da insônia, portanto, pessoas que estão sempre estressadas por conta de sua rotina ou ocasiões específicas são mais propensas a terem insônia;

· Pessoas com transtorno mental: depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e transtorno bipolar são fortes gatilhos para insônia;

· Trabalhar à noite ou viajar a trabalho: pessoas que trabalham em turnos noturnos ou viajam muito sofrendo mudanças de fusos horários também são mais propensas a terem insônia.

Complicações e Ajuda Médica

A insônia, quando ocorre em momentos pontuais e específicos, pode ser facilmente solucionada, porém quando ela se torna crônica e o seu tratamento não é feito de forma adequada, pode trazer muitas complicações à sua saúde física e mental.

Dentre as principais complicações, temos a diminuição de desempenho no trabalho, estudo e demais atividades diárias; desenvolvimento de problemas psiquiátricos como depressão e ansiedade; atenção prejudicada, assim como o tempo de reação mais lento, podendo ocasionar acidentes; irritabilidade; excesso de peso; abuso de determinadas substâncias como álcool, drogas, cafeína e medicamentos; além de aumentar o risco de adquirir doenças de longo prazo, como hipertensão, diabetes e doenças do coração.

Portanto, é de suma importância buscar ajuda médica quando a insônia passar a durar mais do que o normal. Os especialistas mais indicados são neurologistas, médicos do sono e psiquiatras. Eles realizarão todo um diagnóstico de seus sintomas, farão perguntas sobre seus hábitos e analisaram todo o seu padrão de sono e suas atividades. Desta forma, poderão traçar todas as mudanças de hábito que você precisará fazer, bem como os suplementos e medicamentos que deverá tomar, para restabelecer uma ótima rotina de sono.

Prevenção e Tratamentos

O melhor cenário possível é evitar que a insônia apareça. Para isso, manter bons hábitos de sono, realizar atividades físicas regularmente e evitar momentos de estresse e ansiedade é o principal caminho. Porém, devido à nossa rotina e os imprevistos estressantes que são inevitáveis, nem sempre conseguimos fugir 100% da insônia. Desta forma, alguns meios de tratamento são bastante eficazes:

· Adotar horários regulares de sono;

· Evitar dormir durante o dia;

· Evitar grandes refeições e bebidas antes de dormir, principalmente bebidas alcóolicas ou com cafeína;

· Fazer atividades físicas pela manhã ou à tarde;

· Diminuir a exposição à luz durante a noite;

· Ter um local confortável a aconchegante para dormir;

· Fazer atividades relaxantes à noite, como um banho morno, ler ouvir músicas suaves e meditar;

· Não “brigar” com a insônia, ou seja, deite-se apenas se já estiver com sono.

Adotar essas práticas diariamente vai te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono e consequentemente sua qualidade de vida.

Por fim, uma outra dica valiosa, que vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas e vai ajudar você a acabar com a insônia, é o uso de um colar de âmbar báltico ou uma pulseira de âmbar báltico, principalmente durante o sono. Os efeitos tranquilizantes e terapêuticos que o âmbar proporciona quando entra em contato com a sua pele vão te ajudar a ter uma noite de sono tranquila e de ótima qualidade. Isso sem falar nos outros inúmeros benefícios que âmbar báltico traz para sua vida.

Na Âmbar Báltico Brasil, você encontra colares, pulseiras, anéis e brincos de âmbar nos mais variados tamanhos, modelos e cores. Peças fabricadas artesanalmente com âmbar autêntico e certificado, direto do Mar Báltico, na Lituânia. E agora você ainda pode personalizar ou customizar a sua peça, basta nos dizer qual a cor, modelo e tamanho que você quer e fabricamos uma peça exclusiva para você! Clique aqui e confira.

Não deixe mais a insônia tirar seu sono, adquira agora uma de nossas belíssimas peças originais de âmbar báltico e passe a ter ótimas noites de sono, melhorando também a sua qualidade de vida.