Depressão: Causas, Sintomas e Tratamentos

 A depressão consiste em uma doença psiquiátrica crônica que produz alteração no humor e causa uma tristeza profunda, associada a sentimentos de dor, desesperança, baixa autoestima, culpa e pode levar a distúrbios do sono e falta de apetite.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) a classifica como a “doença do século”, pois já atingiu 350 milhões de pessoas no mundo todo. No Brasil, 5,8% da população, ou 11,5 milhões de brasileiros, sofre com a depressão.

Neste artigo, vamos pontuar as principais causas, sintomas e tratamentos para a depressão, além de, claro, como o âmbar báltico pode ajudar a aliviar os sintomas e, assim, ajudar no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas

Causas

São vários os fatores que podem causar a depressão. Existem fatores genéticos que podem estar associados à doença, além de disfunções bioquímicas no cérebro. Dentre as principais causas, temos: acontecimentos traumáticos na infância; estresse físico e psicológico; consumo excessivo de drogas; uso contínuo de determinados medicamentos; algumas doenças sistêmicas; disfunções hormonais; excesso de peso, sedentarismo; fatores sociais, como separação conjugal, desemprego, perda de emprego ou perda de um ente querido.

Sintomas

Tristeza profunda constante e falta de ânimo para realizar qualquer tipo de atividade são as características mais marcantes da depressão, porém outros sintomas podem aparecer em uma pessoa depressiva, são eles:

· Alteração de peso não intencional (perda ou ganho);

· Distúrbio de sono (insônia ou sonolência excessiva diários);

· Problemas psicomotores (agitação ou apatia diários);

· Fadiga e perda de energia constante;

· Sentimento de culpa excessivo ou de inutilidade;

· Baixa autoestima;

· Pensamentos sobre morte;

· Alteração da libido;

· Dificuldade de concentração e raciocínio

Muitos desses sintomas podem, inicialmente, não serem associados à depressão, porém, caso persistam por pelo menos 2 semanas, um médico deve ser procurado.

Tratamentos

O tratamento da depressão exige um acompanhamento médico sistemático. Nos casos mais leves, um médico psiquiatra ou um psicólogo devem realizar uma psicoterapia, que na grande maioria das vezes, já é suficiente para reverter o quadro. Já para os casos mais graves, o uso de medicamentos antidepressivos prescritos pelo médico será necessário. É importante ressaltar que um médico ou especialista sempre deve ser procurado caso qualquer um dos sintomas listados apareça e permaneça.

Para evitar a depressão e até atenuar muitos dos sintomas, algumas práticas diárias são fundamentais, como: praticar exercícios físicos regularmente (assim o cérebro libera hormônios que proporcionam a sensação de prazer e bem-estar); manter uma dieta saudável e balanceada; evitar o consumo excessivo de drogas e álcool; ter um sono de qualidade; realizar atividades que te fazem bem e te proporcionam momentos de felicidade; entre outros.

Neste sentido, o âmbar báltico surge como mais um fator que pode contribuir com a atenuação dos sintomas da depressão, pois, como sabemos, o ácido succínico presente no âmbar, ao entrar em contato com a pele, proporciona inúmeros benefícios ao organismo, entre eles: melhora na qualidade do sono; aumento da concentração; melhora do sistema imunológico; relaxamento do corpo; melhora na autoestima; reduz o estresse e a ansiedade.

Desta forma, você que quer passar longe da depressão ou que notou estar com alguns dos sintomas, adote práticas saudáveis ao seu dia-a-dia e também crie o hábito de usar colares e pulseiras de âmbar báltico, uma resina 100% natural que trará maior qualidade de vida para você, além de ser um belíssimo acessório.

Confira toda a linha de joias de âmbar da Âmbar Báltico Brasil agora e escolha a que mais combina com você. Todas as peças são fabricadas com âmbar original certificado, direto da Lituânia. São colares, pulseiras, anéis, brincos e pingentes para toda a família, inclusive os pets.