Como higienizar suas peças de âmbar báltico de forma adequada

Manter a beleza de sua joia de âmbar báltico, bem como suas propriedades, requer certos cuidados. Além de práticas para conservar suas peças de âmbar e armazená-las em locais seguros e apropriados, também é de grande importância realizar a higienização periódica das joias.

Uma limpeza frequente e bem realizada ajuda na conservação de suas peças, além da manutenção de sua beleza, de seu brilho e também de suas propriedades terapêuticas. Recomenda-se higienizá-la com frequência quinzenal, se você faz uso diário e contínuo, podendo ser realizada com uma frequência menor, se achar necessário, para a eliminação de poeiras, gorduras, suor e outras sujeiras que possam entrar em contato com sua peça.

A seguir, apresentaremos algumas técnicas para higienizar suas peças de âmbar báltico de forma adequada. Nós recomendamos que, antes de utilizar qualquer técnica abaixo, você faça um teste em alguma parte da peça que não fique muito à mostra, para verificar como a sua joia de âmbar reage diante do procedimento utilizado.

· O que deve se evitar ao limpar uma peça de âmbar báltico

Primeiramente, devemos lembrar que as peças de âmbar báltico são muito frágeis e não reagem bem com a maioria dos produtos. Portanto, devemos tomar alguns cuidados importantes quando formos realizar a sua higienização.

Não devemos, em hipótese alguma, utilizar qualquer produto químico de limpeza, como detergentes, sabonete ou sabão que não sejam neutros, desinfetantes, produtos de limpeza específicos para joias e limpadores em geral. Ao entrar em contato com esses produtos químicos, o âmbar pode sofrer alterações em sua composição e perder, em alguns casos, completamente suas propriedades. Portanto, devemos sempre optar por água e panos macios, visto que escovas e lãs duras também podem ser prejudiciais às peças de âmbar.

Mesmo utilizando somente água, devemos ter certos cuidados. Use preferencialmente água potável. Também deve-se evitar o uso de água fervente, dando preferência para água morna.

Por fim, jamais deve-se colocar uma joia de âmbar em um limpador a vapor ou ultrassônico, pois devido à força do processo de limpeza, as contas de âmbar poderão ser despedaçadas, destruindo sua joia.

· Higienizar a peça de âmbar com água

Essa é a técnica mais segura e recomendada para limpar suas joias de âmbar báltico. Você deve enxaguar a peça de âmbar com água morna por alguns minutos e depois, com o auxílio de um tecido macio, preferencialmente de flanela ou lã, realizar a limpeza de cada uma das contas com o devido cuidado. Não deve-se usar esponjas ou escovas para realizar a higienização. Uma outra alternativa é umedecer o tecido macio e realizar a limpeza com a peça seca, deixando-a menos exposta à água. É importante ressaltar que as peças devem ser secadas após a limpeza, pois podem ficar opacas caso permaneçam por muito tempo úmidas.

· Higienizar a peça de âmbar com água e sabão

Essa técnica requer muito cuidado, principalmente na escolha do sabão a ser utilizado, o qual deve ser líquido e neutro. Alguns especialistas não recomendam essa técnica, portanto, utilize-a somente se a peça de âmbar estiver muito suja.

Ela pode ser realizada de duas maneiras. A primeira é colocando algumas gotas do sabão líquido neutro em uma vasilha com água morna, depois umedecendo um tecido macio nessa água com sabão e limpando suavemente as contas de âmbar. Após a limpeza, use imediatamente um tecido macio seco para secar a peça.

A segunda maneira de higienizar sua joia de âmbar com água e sabão é preparando uma vasilha com água e sabão líquido neutro e outras apenas com água. Desta forma, você vai mergulhar a peça de âmbar na vasilha com água e sabão e esfregar as contas suavemente com os dedos, para retirar toda a sujeira. Depois, vai mergulhar a peça na vasilha somente com água e novamente esfregar as contas cuidadosamente com os dedos, para retirar o sabão da joia. Por fim, seque a peça imediatamente com um tecido macio seco. É importante não deixar a peça de âmbar muito tempo mergulhada nas vasilhas com água.

· Higienizar a peça de âmbar com um tecido de polir prata

Para a realização desta técnica, você vai precisar de um tecido de polir prata, o qual é comumente encontrado em lojas de artesanato e joalherias. Este tipo de tecido especial é importante, pois possui um lado claro, para a realização da limpeza, e um lado escuro, destinado ao polimento da peça.

O processo é bem simples, basta esfregar cuidadosamente as contas de âmbar com o lado claro do tecido, até que se note o desaparecimento das manchas da peça ou até que ela apresente aspecto de limpa. Depois, basta fazer o polimento das contas com o lado escuro do tecido, esfregando com movimentos circulares e cuidadosos, até que o brilho de sua joia seja restaurado.

· Polir a peça de âmbar com azeite de oliva ou óleo de amêndoas

Após a realização da higienização de suas peças de âmbar com alguma das técnicas mostradas anteriormente, se desejar, pode ser feito um polimento para restaurar o brilho e deixar suas joias ainda mais bonitas.

Para isso, existe uma técnica bem simples utilizando azeite de oliva ou óleo de amêndoas. Basta colocar um pouco do azeite ou do óleo em suas mãos e então esfregar a peça de âmbar com cuidado. Em seguida, limpe a peça imediatamente com um tecido macio e seco. Pronto, sua joia de âmbar estará higienizada e brilhante novamente.

Deixar suas peças de âmbar sempre higienizadas é fundamental não apenas para garantir sua maior durabilidade, mas também para ajudar a manter suas propriedades terapêuticas e deixar suas joias sempre limpas e brilhantes.

Se você ainda não possui sua joia de âmbar báltico ou se já tem, mas quer adquirir novos modelos para você e toda sua família, incluindo o seu pet, a Âmbar Báltico Brasil possui uma variedade de opções com as mais variadas joias, cores, modelos e todos os produtos são originais e certificados.

Clique aqui e confira nosso site.